domingo, 17 de abril de 2011

PTI

A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença sangüínea adquirida caracterizada pela trombocitopenia (diminuição do número das plaquetas no sangue). Como a maioria dos casos parece estar relacionada ao aparecimento de anticorpos contra as plaquetas, ela também é conhecida como púrpura trombocitopênica imunológica.




Sinais e sintomas

O quadro clínico, em geral, é de instalação abrupta, podendo ocorrer:
  • Sangramentos cutâneos: presença de petéquias e equimoses
  • Sangramentos mucosos: presença de epistaxe, gengivorragia, menorragia, hematúria ou sangramentos no trato gastrointestinal.
  • Pode também existir fortes dores nas pernas junto com as hemorragias;
  • O paciente pode ficar inchado, havendo aumento de peso.

Tratamento

Quando é possível identificar a causa da manifestação, o tratamento é feito com a eliminação do fator (por exemplo, do contato com a substância que o induziu).
O tratamento inicial da PTI é feito à base de corticóides (corticosteróides, antinflamatórios hormonais) sistêmicos, geralmente com prednisona, para controle da reação auto-imune. Quando não surte o efeito desejado, uma das alternativas é a realização de imunoglubulina ,caso não haja resultado a última alternativa é a remoção cirúrgica do baço). Medicações que atuam na produção de plaquetas, como o eltrombopag, também podem ser utilizadas.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário